O que é o HarajukuBR?


O que é Harajuku?

A moda urbana japonesa é uma das mais peculiares do mundo. Costuma ser encontrada em grandes centros urbanos, como Tóquio e Nagoya. O epicentro dessa loucura se localiza entre os bairros Harajuku, Shibuya, Shinjuku e Akihabara. Harajuku possui marcas representativas dos vários estilos por ali encontrados, além de muitos brechós e cafés, mas a principal atração são os pedestres.

O bairro se tornou famoso nos anos 90 devido ao grande número de artistas de rua e jovens com roupas extravagantes que lá se reuniam. O estilo das pessoas é peculiar e extremamente criativo 24 horas por dia, possuindo influência de punk, rock, gótico, hip hop, rockabilly, cyber punk, steam punk, basicamente ocidentais adaptados a cultura japonesa (e muitas vezes levados a um novo patamar). No entanto também existem estilos próprios do Japão como Lolita, Gyaru, Shironuri, Mori girl, Dolly kei, Decora, Fairy kei, Visual kei, Seifuku kei, a cada dia nasce um novo.

Tudo isso constitui uma mistura única em que a palavra de ordem é: experimentação.
O bairro também atrai jovens artistas, estilistas, designers e músicos da cidade, vestindo estilos pessoais que destoam inclusive dos diversos movimentos citados acima.


Qual a proposta do HarajukuBR?

Para nós, Harajuku tem um significado muito maior do que o descrito acima, com extrema liberdade criativa que rompe barreiras e representa o espírito contemporâneo mundial, por isso abrangemos o tema para quaisquer manifestações criativas no Brasil e lá fora que de alguma forma tenham essas características.

Design, arquitetura, moda, fotografia, artes plásticas, música, teatro, cinema, cultura pop. Todas essas áreas possuem sua vertente fora do mainstream/alternativa/subcultura que nos interessa mostrar por aqui e faremos o possível para tornar sua experiência o mais criativa possível ao navegar pelo HarajukuBR.

Fique à vontade e seja bem-vindo!

Conheça também nossa equipe aqui!

One thought on “O que é o HarajukuBR?

Comments are closed.