Otome Kei

tumblr_mjtm26alpO1qef7wso1_500

Otome Kei é um daqueles estilos casuais que se encaixam entre os Aomoji Kei. Com estética  que lembra a dos lindos vestidos dos anos 60, Otome Kei é um estilo casual extremamente feminino e delicado.

Juntamente com a moda Kawaii japonesa, os looks variam entre o  clássico para algo alegre e colorido (como as estampas do Sweet Lolita). Existem algumas marcas que se especializaram em Otome, entre elas MILK, Emily Temple Cute, Jane Marple, Axes Femme, Leur Getter, Fi.n.t.

A silhueta não necessariamente é acinturada, com alguns vestidos também  marcados abaixo do busto. Acessórios mais modernos porém delicados como cintos são permitidos para compor o visual. Aliás, falando em acessórios eles são muitas vezes discretos e simples, meias calças, 3/4 ou soquetes decoradas ou lisas e sapatos que combinem com as demais peças (ou mesmo uma sapatilha ou tênis mais delicado). Um ou outro acessório para o cabelo, boinas, chapéis, tiaras, fitas, etc. Harmonia de composição é importante nesse estilo.


Também há composição com duas peças, saias gode, pregueadas, com camadas, sem camadas, não necessariamente até os joelhos, por vezes um pouco abaixo ou acima, minisaias dificilmente são vistas por aqui. Casacos de meia estação também combinam bem com o estilo.

Os vestidos e saias para Otome normalmente não comportam muito bem uma anágua, o que nos passa para o próximo assunto do post:

Casual Lolita X Otome Kei

vs
Otome Kei por vezes é confundido com o subestilo Casual Lolita, pois os dois possuem um visual semelhante em um primeiro momento. Como diz nossa autora Kitty aqui do blog, Casual Lolita é “uma lolita para os dias de calor”, ou “under lolita”, algo mais simples porém ainda adequado às regrinhas básicas do estilo.

Esse visual é um pouco mais formal do que o Otome Kei, pois ainda exige as peças feitas para Lolita em sua composição, Jumperskirt+blusa ou Jumperskirt+cutsew, saia+blusa ou saia+cutsew. Os cutsew são blusas casuais feitas pelas mesmas marcas que produzem as demais peças Lolita, porém com um toque fofo de babados e por vezes laços, uma estampa especial da marca que combina com as outras peças da coleção.

Exemplos de Jumper Skirt
Exemplos de cutsew
Exemplos de cutsew

As saias possuem pouca ou nenhuma anágua para sua sustentação, criando assim um visual mais leve. Poucos e mais discretos acessórios de cabelo, juntamente com meias, calçados e penteados.


Otome Kei portanto é um estilo muito mais informal do que o Casual Lolita, apesar de bem coordenado.

 

Veja também:
+ O que é Lolita
+ Aomoji, Akamoji, Kuromoji Kei