Dolly Kei

Grimoire-Tokyo-03-2010-006
Dolly Kei é um estilo nascido em torno do ano 2010. É um tipo de moda um bocado difícil de se definir, mas que tem aquela carinha de brechó antigo, com o vintage e filmes de fantasia como tema principal.

A principal referência para o estilo é a loja Grimoire, criada por Naoaki Tobe e Hitomi Nomura. Um curioso apanhado de várias referências, incluindo influência de filmes como Harry Potter, Alice no País das Maravilhas, Narnia, roupas típicas folk, cigana, com muitos bordados, peles, materiais mais pesados como couro e camurça, uma mistura curiosa mas atrativa que traz um clima europeu rústico folclórico “pagão”. Mesmo com as muitas referências há uma harmonia de composição que os japoneses conseguem criar muito bem em sua moda alternativa.

Apesar de uma certa semelhança com Mori Girl (“garotas que vivem nas florestas”) o Dolly Kei faz alusão à cultura Européia Oriental, enquanto que Mori Girl se inspira na estética escandinava. Ambas brincam com a sobreposição de camadas e diversos tipos de textura. Grandes acessórios manufaturados são também sempre bem-vindos.

Hitomi Nomura, modelo e visão criativa da Grimoire é um dos principais ícones do estilo. Vale a pena também citar Heri, Kaori Miyoshi e Kaori Ogawa.

Confira abaixo a festa de 5 anos da loja e suas franquias realizada no ano passado:


Apesar de haver adeptos pelo Japão, não é possível achar muitas informações sobre as tendências do Dolly Kei, embora saiba-se que Grimoire se consolidou com sucesso como loja e inclusive já expande sua visão para novas franquias e linhas de roupa. Vamos aguardar para ver o que Hitomi Nomura e Naoaki Tobe apresentarão para nós no futuro. ♥

Fotos por Tokyo Fashion.

One thought on “Dolly Kei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *