Decoração: Festa Junina

decor-junina-5 (564x374)

O mês de junho começou, e trouxe com ele uma das épocas mais legais do ano: camisas xadrez e saias de babadinhos estão permitidas para pular a fogueira e encarar o frio: é época de festa junina! Eu sei que é extremamente tentador organizar uma festinha com tema junino, mas embalada nesse clima de festa colorido, a minha proposta é tentar ir além das bandeirinhas e incorporar o clima de festividade na decoração de casa! 

Não se sabe ao certo de onde vem o nome “junino”, se é uma simples referência ao mês de Junho, ou se tem a ver com o grande homenageado, São João.

Assim como o Natal, várias coisas foram adaptadas de antigas tradições pagãs para o cristianismo. A fogueira, por exemplo, era ateada no dia 24 para celebrar o solstício de verão. Já a bíblia diz que São João Batista nasceu seis  meses antes de Jesus, então 24 de junho também é o dia de São João — e também se acende uma fogueira (!!).

decor-junina-30 (800x600)

Trazida pelos portugueses com bandeirinhas, balõezinhos e afins, a celebração logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e dos afro-brasileiros, principalmente no nordeste. Remodelamos a celebração para incluir forró, canjica, pipoca, curau e pamonha. Também celebramos Santo Antonio (12 de junho) e São Pedro e São Paulo (29 de junho).

decor-junina-3 (564x400)

Junho é época de colheita de milho, daí a fartura de comidas preparadas a partir dele. Mas ainda sobra espaço para batata doce, pé de moleque, paçoquinha, cocada, pinhão, e uma infinidade de quitutes acompanhados de quentão ou vinho quente.

E se parar para pensar… Temos uma base de cores bem neutra (tons terrosos, amarelos e beges) salpicados por mil outras cores mais primárias. É possível compor espaços bem reconfortantes — e carregados de um regionalismo muito bonito, regado a chita, cestarias, madeiras e xilogravuras! Vamos nos inspirar?

imagens Arte Popular Brasil | Deca | Derlon | Diário do Nordeste | Gui Mattos | Historias de Casa | Modices | Paty Shibuya | Rosinha

About the author

Annah Annah | Designer de interiores, moderninha, curiosa. Gosto de revirar a cidade em busca de exposições, intervenções artísticas e lugares, coisas lindas e singulares que a Paulicéia tem a nos oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *