A Cor do Ano 2016

pantone-facebook

Todos os anos, desde 2000, a Pantone seleciona uma cor que vai reger o ano seguinte. Hoje foi anunciada a cor de 2016, e dessa vez… São duas cores! 

Para quem não está familiarizado, a Pantone é uma empresa que cataloga e codifica cores. Parece banal, mas é bastante importante: para cada cor, é atribuído um código numérico. Esse código garante que o “amarelo canário” aqui seja o mesmo “amarelo canário” na Europa, na Asia, em qualquer lugar do mundo. Isso é extremamente funcional para o design, a moda, a arquitetura, e todos os trabalhos que dependem do uso de cores.

Além de catalogar cores, a empresa também acompanha o movimento de mercado. Muitos profissionais estão de olho no que as pessoas estão vestindo, no que as lojas estão vendendo, nos anseios sociais, enfim, TUDO o que está acontecendo. Com base nessas analises e relatórios, eles elegem uma cor que simboliza as tendências para o próximo ano. A escolha para 2016 é inusitada, não pela cor em si, mas porque na verdade, são duas cores: Rose Quartz (13-1520) e Serenity (15-3919). (A própria Pantone já tinha sinalizado a tendência dos tons pastéis para o próximo ano!)

pantone1

Rose Quartz e Serenity são dois tons pastéis, bastante leves (principalmente se compararmos com a robustez da cor de 2015, o Marsala (18-1438), um tom de vinho puxado pro marrom). Eles consideram que 2015 foi um ano muito intenso, dominado por conflitos e pela tecnologia. O que os consumidores vão buscar, num próximo momento, é tranquilidade, equilíbrio, paz de espírito. O rosa traz acolhimento, o azul traz tranquilidade, e em dupla, garantem um alivio psicológico ao estresse do dia a dia. Além disso, se você associou à rosa-menina e azul-menino, está certinho. A ideia de ter as duas cores combinadas também remete à combinação do masculino com o feminino, à androginia, ou à não necessidade de indicação de gênero — uma tendência que a gente percebe mais facilmente na moda.

A Pantone também indica algumas possibilidades de combinação dessas cores:

COY2016-Palettes

Mais do que um modismo, a cor do ano indica tendências. A(s) cor(es) do ano da Pantone não precisa(m) ser a sua(s) nova(s) favorita(s), mas estamos todos precisando de muita paz, equilíbrio e tranquilidade nessa vida, não é mesmo? 😉

 

Imagens reprodução Pantone

About the author

Annah Annah | Designer de interiores, moderninha, curiosa. Gosto de revirar a cidade em busca de exposições, intervenções artísticas e lugares, coisas lindas e singulares que a Paulicéia tem a nos oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *