Cores e idéias para a próxima temporada

header

Na semana passada aconteceu a quarta edição da Design Weekend, uma “feira” de design e decoração paulistana que reúne diversos designers, arquitetos e lojas em torno de novos lançamentos, tendências, exposições e atividades. Eu participei de alguns eventos, e vou compartilhar algumas informações sobre as cores e idéias que vão despontar na próxima temporada.

O nosso mundo é visual, estamos cercados por estampas, formas, cores e texturas. Com acesso à informação e a conectividade, estamos muito mais expostos a uma infinidade de imagens e referências. Alguns temas para a próxima temporada são recorrentes: as formas geométricas (principalmente o hexágono), o retrô, o artesanal. O azul, que nunca sai de moda, os neutros (branco e preto) e os neutros naturais (madeira, cor de cortiça, cores de argila e ardósia). Mas temos algumas novidades pela frente. 

As tendências (ou projeções) são referentes a moda, design de produtos, design de interiores e áreas criativas relacionadas.  E como eu disse, o consumidor tem acesso à informação, está conectado. A onda agora é abraçar o “novo”, porque a gente quer se destacar. Por isso, as peças artesanais, as coisas feitas à mão e as peças que sofreram alguma personalização estão em alta. Crochês, palhas trançadas, materiais naturais e manufaturados (alguém aí disse boho?), tudo está “na moda”. Os grafismos e estampas também estão em destaque. Aquela proposta de ter uma parede colorida está cedendo lugar ao uso do papel de parede, porque o papel agrega uma textura mais rica ao ambiente.

Mas os blocos de cores não serão exterminados. Eles estão ganhando novos espaços, e a gente pode dizer que cores novas estão invadindo lugares novos. Os quartos podem ser escuros, a cozinha não precisa mais ser branca, ou cinza… Ela pode ser vermelha, turquesa ou roxa!

cozinha-azul

Também estamos emprestando as cores dos alimentos. São tons pastéis, mas com um toque de neon. Essas cores têm luminescência, mas sem afetação. São as chamadas candy colors, cores suaves que lembram macarons, marshmallows e docinhos fofos. Também remetem ao ar, às nuvens, e ambientes etéreos.

candycolor-aptrpy

O azul continua em voga. Pesquisas indicam que o azul é a cor mais querida no mundo todo. O azul marinho –aquele mais escuro– está tomando o lugar do preto, por ser uma cor menos sisuda mas que ainda transmite seriedade, confiança e respeito. Outros tons de azul esverdeado também despontam. Essa é uma tendência que traduz questões ambientais e a preocupação com a sustentabilidade, relacionados à água e aos oceanos.

azuis

O cinza parece que tomou conta da nossa vida diária, e deve continuar no topo da lista de escolhas de cor por mais algum tempo: já é tido como a cor da década. Ele representa essa crise e incerteza que vivemos em nível mundial. É uma cor segura, tranquila, quase um ponto de fuga. Aliás, muitas pessoas consideram o cinza uma “não cor”, porque ele está no meio do caminho dos neutros branco e preto. O legal é que sendo tendência ou não, o cinza é uma matiz que aceita praticamente todas as combinações com as outras cores, e pode ser utilizado na forma de materiais, como granitos e o próprio concreto (quantos editorais a gente não tem visto com paredes, pisos e bancadas em concreto?)

cinza

O cobre, um metal um tanto esquecido no ramos da decoração, também é um novo ponto de interesse, e reaparece em diversas peças com uma carga de novidade. Valem também as cores similares, como ferrugem e terracota. Aliás, cores metálicas em geral vão aparecer pontualmente, como verdadeiras “faíscas” dentro do espaço decorado. Outros materiais em alta são a cortiça, o feltro e o matelassê.

cobre

A brasilidade: os elementos ricos e coloridos do nosso país serão temas de estampas e decoração, mas de forma menos exótica. Vamos buscar referências nos símbolos brasileiros, só que de um jeito menos estereotipado, produzindo misturas interessantes. Nada de Carmem Miranda! As estampas devem ser mais sofisticadas, com grafismos, elementos culturais (olha o artesanal aqui de novo!), nada muito afetado.

brasilidade01

O preto e branco acompanham o vintage. A moda dos geométricos retrô é bem forte por aqui, porque o Brasil é considerado um país bastante saudosista. A novidade nessa tendência é a influência oriental, que agrega um vermelho mais fechado, mais pro vinho. Os vermelhos, aliás, estão todos mais escuros, mais densos. A cor do ano escolhida para 2015 foi o Marsala (18-1438), um tom de vinho puxado pro marrom — uma cor que traduz um monte de tendências juntas: é democrática, com apelo tanto feminino quanto masculino, combina lindamente com a maioria dos tons de pele, é uma cor bacana para pontos focais, para ser usada em acessórios, transmite requinte, equilíbrio, elegância. Como a moda influencia a decoração e a decoração sempre é um pouco mais lenta para assimilar essas tendências, veremos esse tom com mais frequência na próxima temporada.

marsala

E para encerrar a lista, o clássico… que é neoclássico. rs
A tendência aqui é a utilização de cores fortes e tradicionais como azuis, verdes, marrons escuros, que transmitem uma ideia de permanência. O clássico vem revisitado, atualizado sob o ponto de vista moderno, com espelhos, acabamentos diferentes ou inseridos em um contexto diferente.

classico-novo2

Fazendo um link com a produção cinematográfica (tudo está interconectado, minha gente!), vocês já viram os trailers dos filmes que estão por vir? Victor Frankenstein, com o James McAvoy e o Daniel Hattcliff, tem música do The Doors na trilha sonora. Crimson Peak, com o Tom Hiddleston e Mia Wasikowska, ambos com lançamento previsto para este ano, e o musical A Bela e a Fera, com Emma Thompson e Ian McKellen e para 2017.  (Tem até um projeto de Zorro pós apocalíptico!). Enfim… Clássicos atualizados.

E aí, qual tendência você vai abraçar? 😉

 

Imagens Apartment TherapyBloglovin | CasaCor Craft Design | Pantone | Pinterest 

About the author

Annah Annah | Designer de interiores, moderninha, curiosa. Gosto de revirar a cidade em busca de exposições, intervenções artísticas e lugares, coisas lindas e singulares que a Paulicéia tem a nos oferecer.

One thought on “Cores e idéias para a próxima temporada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *