Exposição: Miró | A Força da Matéria

IMG_20150630_175949291_HDR (450x800)
Joan Miró, artista catalão mundialmente conhecido está em exposição em São Paulo.

Miró começou a carreira artística pintando naturezas mortas e paisagens, mas não foi isso que o tornou mundialmente reconhecido. Lá pelos anos 20, em Paris, conheceu Pablo Picasso e aquela turma das vanguardas cubistas e fauvistas, que deram um impulso completamente novo à sua produção artística.

Como era bem característico dessas correntes, Miró fez a releitura das imagens que representava, através do uso de formas geométricas e biomórficas, ao mesmo tempo em que trabalhava com cores bastante intensas (amarelo, azul e vermelho), traços simples e formas planas. Suas obras demonstravam pureza, equilíbrio e também sentimento.

IMG_20150630_180852892 (800x450)

Mas o artista catalão foi muito singular, porque além de tudo isso, trabalhava com metáforas em um universo idealizado, e reduziu sua expressão a linhas, cores planificadas e signos — a lua, a estrela e a mulher são figuras recorrentes em algumas obras dele –, o que o colocava entre surrealistas e abstracionistas.

Para a mega exposição no Instituto Tomie Ohtake, a curadoria optou por dividir as obras em três blocos seguindo uma ordem cronológica. Podemos observar elementos coloridos, simples e geométricos, objetos e outras formas humanas quase irreconhecíveis em telas, gravuras, esculturas. À medida que evoluía em seus experimentos, Miró testava materiais diversos (tintas, metais, sucata!), reduzindo gradativamente suas formas e suas cores, a pontos, linhas e signos quase monocromáticos.

IMG_20150630_174831010 (450x800)

Essa escolha pela apresentação cronológica é interessante porque destaca uma linguagem artística única, de destruição dos valores tradicionais. Miró na verdade explorou maneiras de subverter o modo tradicional de representação, e foi simplificando sua produção, num verdadeiro questionamento do que é produzir arte.

quote

A exposição segue até 16 de agosto, corre que ainda dá tempo! 😉

 

 

JOAN MIRÓ: A Força da Matéria
de 23 de maio a 16 de agosto de 2015

Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés 88 (próximo ao metrô Faria Lima)
(11) 2245-1900
R$ 10,00 / grátis nas terças feiras
Ingresse.com
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 20h.

About the author

Annah Annah | Designer de interiores, moderninha, curiosa. Gosto de revirar a cidade em busca de exposições, intervenções artísticas e lugares, coisas lindas e singulares que a Paulicéia tem a nos oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *