Exposição: Liniers| #MACANUDISMO

IMG_20150716_121405947

Ricardo Liniers Siri, o quadrinista e artista gráfico argentino responsável pela tirinha “Macanudo” no jornal La Nación há mais de 10 anos, está com uma retrospectiva de seu trabalho instalada no coração de São Paulo. 

Depois de passar por Buenos Aires, Rosario, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, a mostra MACANUDISMO chega à São Paulo, no Centro Cultural dos Correios, no centro da cidade.

IMG_20150716_120008022

A carreira de Liniers teve início com fanzines e ilustrações para revistas até 2002, quando assumiu o espaço semanal no jornal. “Macanudo”, que em espanhol significa “excelente, estupendo… sumpimpa (rs)”, chegou ao La Nación apresentando situações cotidianas carregadas de delírio e ironia, como um lampejo de descontração em meio ao caos, em uma época em que a Argentina estava completamente fragilizada (políticas econômicas e financeiras equivocadas geraram revoltas sociais no final de 2001 e elevaram a pobreza e o desemprego a níveis recordes, numa crise sem precedentes).

De lá pra cá, Liniers ilustrou capas de discos, livros e revistas. Publicou trinta livros, entre histórias originais, como “Cosas que te pasan si estas vivo“, “Quatro Cuentos“, “Lo que hay antes que Haya algo” e compilações das tirinhas do jornal. Para a exposição em território paulistano, o artista pintou um mural ao vivo, e participou de uma sessão de autógrafos.

IMG_20150716_121220344

Com a curadoria de Bebel Abreu, a mostra apresenta originais das historietas desses mais de 10 anos de “Macanudo”, além de excertos do livro “Los sábados son como un gran globo rojo” (2013), painéis exclusivos para a mostra paulistana e alguns curtas produzidos pelo Gazz.tv. Não vá com pressa, porque apesar de a exposição parecer pequena, dá pra “””perder””” um bom tempo lendo tirinhas pelo salão da exposição. Ainda há programação para este mês de agosto, de palestras e oficinas com os artistas Gustavo Duarte e Adão Iturrusgarai. Para mais informações visite o site oficial: www.macanudismo.com.br

MACANUDISMO
de 04 de julho a 01 de setembro de 2015

Centro Cultural Correios São Paulo
Av São João, s/n, Vale do Anhangabaú
(11) 3227-9461
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h
Grátis

About the author

Annah Annah | Designer de interiores, moderninha, curiosa. Gosto de revirar a cidade em busca de exposições, intervenções artísticas e lugares, coisas lindas e singulares que a Paulicéia tem a nos oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *