Exposição: ComCiência | Patricia Piccinini

comciencia-ccbb1

Depois de uma série de eventos mais tradicionais, como Picasso e Kandinsky, o Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo nos apresenta uma exposição bastante surreal: ComCiência, da australiana Patricia Piccinini. 

Já no salão de entrada do CCBB, somos recepcionados por uma série de figuras inusitadas, que só faltam respirar, tamanha a sua (im)perfeição. Um ser que lembra um babuíno e tem olhos tristes, carrega uma criança humana. Uma criança afaga um ser barrigudinho que tem os pés unidos, como se fosse um animal aquático. Do alto de uma pilha de cadeiras, uma criança com ar arteiro nos observa. São esculturas trabalhadas com silicone, fibra de vidro e cabelos humanos, seguindo uma técnica muito parecida com a do artista Ron Mueck (que esteve na Pinacoteca de São Paulo este ano), mas com algumas particularidades. Patricia Piccinini produz criaturas fantásticas, que estão aparentemente distantes da nossa realidade, mas que seriam absolutamente possíveis!

comciencia-ccbb4

Temos essa sensação porque a artista emprega o hiper realismo: as esculturas seguem uma escala “real”, e a interpretação das formas é minuciosa e fotográfica. Se olharmos de perto, a pele tem textura de pele, as dobrinhas parecem reais, as veias por baixo da “pele” são mais que reais. E é exatamente isso o que nos impressiona.
Porque são seres surreais, que a princípio nos causam repulsa. Talvez não sejam belos, nem naturais. Unhas imensas, pelos, uma flor que grita, tudo parece natural, mas modificado. Sentimos a repulsa pelo incomum ou inusitado. São monstros, mas o olhar é ingênuo, como o de uma criança, e se traduz em carinho e compaixão. Quanto já modificamos a natureza, ou quanto fomos modificados?

comciencia-ccbb2

A exposição traz à tona a questão dos experimentos genéticos, de uma forma bastante escancarada. Afinal, já é parte da nossa rotina consumir alimentos remodelados, geneticamente transformados, sem ao menos refletirmos sobre o assunto. Transformamos a comida, os animais, já anexamos uma orelha sintética às costas de um ratinho de laboratório e duplicamos animais, “Com Ciência”. São experimentos que alteram a realidade tal qual foi concebida e ao mesmo tempo nos transformam. Até onde podemos ir? Qual o nosso lugar nesse mundo, que histórias estamos contando? Quem tem um lado humano, quem tem um lado animal? Quem é o monstro? “ComCiência”.

comciencia-ccbb3

 

ComCiência – Patricia Piccinini
de 12 de outubro de 2015 a 4 de janeiro de 2016

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
(11) 3113-3651
Funcionamento: quarta a segunda, das 9h às 21h.
GRÁTIS — com agendamento de horário de visitação pelo Ingresso Rápido neste link, ou pelo aplicativo no celular, evita filas demoradas.

About the author

Annah Annah | Designer de interiores, moderninha, curiosa. Gosto de revirar a cidade em busca de exposições, intervenções artísticas e lugares, coisas lindas e singulares que a Paulicéia tem a nos oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *