Moda Japonesa: Conheça os principais subestilos Lolita + Ouji com Misako Aoki

Kawaii Pateen apresenta novo vídeo com Misako Aoki (Embaixadora Kawaii do Japão) falando sobre os estilos principais de Lolita: Tradicional, Sweet, Classical, Gothic e Prince (Ouji) com uma das marcas mais famosas oficiais para Lolita: Baby, the Stars Shine Bright.
De acordo com Misako, Tradicional Lolita é referente ao começo do estilo, com combinações de cores, corte do vestido e acessórios mais simples e confortáveis de usar, uma indicação também para quem está começando a coordenar peças dentro da moda Lolita (ou para quem prefere algo não tão rebuscado).

Sweet Lolita compõe o subestilo com temática mais lúdica, incluindo estampas de bichinhos, doces, coisas fofas no geral, cores mais vibrantes do que os demais subestilos (falamos bastante sobre Sweet Lolita aqui).

Classical Lolita é um subestilo mais maduro e pode ser rebuscado. A temática é quase sempre vitoriana européia, com cores um pouco mais sóbrias. Os vestidos mostrados por Misako no primeiro vídeo compõem uma tendência com bastante camadas, beirando à HimeLolita. (veja mais sobre Classical Lolita aqui). Compare com outra loja oficial Lolita, Innocent World:

Gothic Lolita como o próprio nome diz possui tendências góticas, no entanto não se limita ao preto, Gothic Lolita pode ser principalmente preto, branco ou preto e branco, mas o que diferencia do sweet ou classical (que também podem ser com essas cores) é a confecção de cada peça, como mostrado no vídeo, com tecidos, cortes e acessórios aplicados ao tema. Reparou que a maquiagem é um bocado mais pesada também? (apenas um bocado na maioria dos casos) (clique aqui para saber mais).

O estilo a seguir é o Ouji (Príncipe) ou Boystyle, porém boystyle abrange muito mais estilos do que apenas Ouji, incluindo inclusive alguns fora da moda Lolita, portanto cuidado com esse termo. Ouji seria a versão masculina de Lolita, mas não necessariamente usada apenas por garotos (na realidade essa moda pegou mais para meninas no Japão). A silhueta normalmente é composta por um shorts/bermuda/calça corsário (com diferentes formatos), blusa, colete e/ou casaco e acessórios diversos. Os temas variam entre gothic, punk, pirate, mas na realidade pode ser adaptado a qualquer subestilo Lolita já existente.


Alguns desses subestilos já foram abordados aqui previamente, mas acredito que com o passar do tempo tendências e até mesmo nomenclaturas se alteram, informações novas são acrescentadas como por exemplo a inclusão da importância do tecido em Gothic Lolita, estilos mais antigos já são chamados de Traditional, e por vai.

Continue acompanhando o blog, em breve mais posts interessantes sobre os diversos estilos japoneses!

Dúvidas, sugestões ou escorregadelas comente abaixo.

About the author

Cláudia Cláudia | Formada em Fotografia e Design, suas paixões são moda, fotografia, cultura de rua, curiosidades divertidas e diferentes. Sempre cética a padrões preestabelecidos e aberta às novas ideias do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *