Moda Japonesa: Conheça o subestilo WaLolita

Pouco se fala sobre este subestilo, no entanto o tempo passou desde suas primeiras aparições e aí está, firme e forte!  Waloli é a junção de duas palavras, o Wa (“estilo japonês”, para moda seriam roupas tradicionais como kimono e yukata) e Lolita (veja definição aqui). O Waloli não é muito popular ( e por vezes não considerado Lolita em opiniões diversas) mas é uma mistura muito interessante, que deu certo para o estilo e possui adeptos pelo mundo afora.
Vamos às características!

Estruturalmente podemos definir Lolita principalmente pela saia até (mais ou menos) os joelhos em formato de sino, blusa acinturada ao estilo boneca, sem decotes, acessórios básicos (enfeites de cabelo, meias, sapatos, bijuterias) e acessórios extras (bolsas, sombrinhas, entre outros).

Para o Waloli a parte estrutural muda quase que completamente, no entanto mantém o formato da parte superior acinturada e a saia em forma de sino com um comprimento mediano, sustentado por anágua(s).wa-lolita-3A parte superior é a que carrega a representação mais marcante do kimono, com blusa transpassada, de comprimentos diversos, mangas retangulares ou triangulares e um obi para acinturar o conjunto. Como representação do obi real, esse não possui amarrações para a colocação (veja o vídeo) mas sim um fecho simples e um laço grande e fofo na parte posterior (existem variações do obi, mas a tarefa principal dele é manter a cintura do conjunto).
zzz1627-3A saia em sino como símbolo Lolita é mantida e varia de acordo com o modelo e referência (clássica/tradicional, sweet, gothic, punk, entre outros), no entanto mantém o comprimento (existem modelos com comprimento um pouco mais curto, é válido, no entanto a partir do momento em que começa a ficar muito curto e sexy sai da proposta Lolita).
Os acessórios podem ser clássicos ou modernos, isso depende do ar que a pessoa quiser dar para o visual.

Walolita com influência clássica/tradicional

Walolita com influência Sweet

Walolita com influência Gothic/Punk

Atualmente marcas de renome como a Metamorphose temps de fille se inspiram e absorvem a estamparia Wa para peças como saias e jumperskirts.


Gostou? Deixe sua opinião abaixo!
Veja matérias sobre os principais subestilos – Gothic, Classic e Sweet!
E continue acompanhando, em breve mais posts sobre os tipos de Lolita!

About the author

Cláudia Cláudia | Formada em Fotografia e Design, suas paixões são moda, fotografia, cultura de rua, curiosidades divertidas e diferentes. Sempre cética a padrões preestabelecidos e aberta às novas ideias do mundo.

One thought on “Moda Japonesa: Conheça o subestilo WaLolita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *