Como montar seu look Harajuku?

Temos recebido vários e-mails com o mesmo assunto de como montar seu próprio visual, como é uma dúvida recorrente vou fazer um post rápido sobre isso. ♥

Primeiramente é muito importante saber o que há por trás do estilo que você escolhe, por mais simples que seja sua definição é importante que escolha porque goste e se identifique com a idéia e look de cada um. Listamos alguns do mais conhecidosaqui para você que ainda não sabe muito bem como funciona esse mundo tão fascinante da moda urbana japonesa.

Existem alguns estilos com composição de roupas bem específico, como por exemplo o Lolita Kei, para este recomendo o post da Kitty aqui do HL, explicando cada parte de como montar um look completo Lolita (clique aqui para ver o post). Para o Decora Kei, a Kaoru também já fez um tutorial para o Uol neste post.

O fator em comum entre eles são aspectos que precisam ser observados atentamente: roupas e acessórios+cabelo+maquiagem. Cada um incorpora um jeito diferente e único de combinações em roupas e acessórios, penteados, cortes e maquiagem. Os 3 itens se modificam e evoluem de acordo com tendências de marcas ou das próprias ruas, mas sempre com o espírito do estilo que compoem.


.Onde acho referências para começar a estudar um estilo?

Infelizmente existe poucos livros que falam sobre a moda urbana japonesa (listamos alguns aqui), mas em compensação revistas não faltam, e muitas são dirigidas diretamente aos estilos de que estamos falando. Por exemplo, para a moda Gyaru a revista EGG (Men´s Egg – masculino) e Popteen são algumas das mais conhecidas, para a moda Lolita as revistas Gothic & Lolita Bible e Kera, para Visual Kei Shoxx, Cure, e assim por diante, elas podem ser encomendadas por sites de compra pela internet ou em livrarias que vendem material japonês importado. Se você não tem acesso nenhum às revistas não se preocupe, pois sempre há a boa e velha internet que disponibiliza partes ou até mesmo a revista inteira em scans, listamos dois deles aqui no HL, o J-Fashion Magazines e Sushi Cat.


.
Fora isso estamos sempre tentando postar vídeos com desfiles dos estilos, mostrando novas tendências, com alguns exemplos aqui e aqui.

Eu não recomendo uma cópia fiel de algum look que veja em revista, mas elas são muito boas para um começo, uma vez você estando confiante de que entendeu como funciona a dinâmica da coisa pode tentar construir seus próprios looks, partindo sempre do princípio deles ainda terem o espírito do estilo que escolheu.

Onde encontro roupas para compor um look?

Como muitos já devem ter percebido, não é fácil montar um look completo em um bairro só e muito menos achar pronto em alguma loja aqui no Brasil. Existem 3 maneiras de achar as tão sonhadas peças, a primeira é importar do Japão, China ou Coréia, dependendo do caso, via site das marcas, Ebay, ou algum parente que esteja por lá.

A segunda maneira é a chamada vizinha costureira, avó costureira ou costureira experiente de confiança, você apresenta a ela o(s) modelo(s) que mais gosta e ela faz para você.

A terceira maneira é a mais fácil de achar porém mais difícil de acertar, é começar a comprar peças e você mesmo ir testando combinações bem diferentes até chegar em alguma que tenha o espírito da moda japonesa. (Obs: em estilos como o Lolita essa maneira dificilmente funciona, restando as duas anteriores como opção).

Uma boa forma de testar esses tipos de combinações é também através de joguinhos online como o para criar sua própria HimeGyaru aqui e sua própria Mori Girl aqui. O que eu usei como ajuda quando estava começando a montar looks para mim mesma era tirar fotos de várias combinações e depois estudar o que poderia ser melhorado, esse esquema das fotos é sempre legal porque você consegue analizar depois suas escolhas com mais calma. Algumas fotos que tirei para testes de looks dos desfiles do Harajuku Lovers:


Outra coisa que deixa a moda urbana japonesa tão legal é o incrível cuidado com detalhes no visual, por isso, sempre dê o melhor de si para construir um look, comprando ou confeccionando roupas com tecidos de qualidade, compre os acessórios mais bonitos, deixe sua maquiagem sempre impecável e cabelo sempre feito com cuidado, você vai ver como melhora incrivelmente o resultado final.

Use o estilo para expressar sua individualidade, para se sentir bem e bonita (o), para alimentar seu ego e se expressar da melhor forma possível.

E continuando no cuidado à detalhes, um estilo nunca são apenas roupas, acessórios são muito importantes, e no caso de estilos como Decora por exemplo, pelo menos 50% do look. Eles não precisam ser necessariamente caros, mas se adequarem bem ao visual que está montando. Alguns outros elementos podem ser incorporados à diversos estilos e que de fato os japoneses também usam muito, como o nailart ou decoração para unhas, lentes de contato coloridas, decoração com doces e diversos outros artifícios para deixar seu visual mais criativo.

.

Maquiagem

Por mais básico que o estilo pareça acredite, não existe nenhum que use a cara limpa, sem nenhuma maquiagem, nenhum. O mínimo que se usa é a correção de manchas, linhas de expressão e olheiras que é a base cor de pele, uma linha nos olhos feita com lápis preto ou marrom e um rímel transparente, um “tapinha” para parecer natural mas não desleixado. 

Homens também usam maquiagem corretiva no Japão e também é uma boa se você pretende fazer alguma sessão de fotos ou vídeo, para o dia a dia no entanto fica de cada um, mas para os que não curtem o mínimo de bom senso é cuidar da pele para evitar manchas e espinhas, usar protetor solar, limpar o rosto e passar algum creme adequado ao seu tipo de pele sempre que possível para deixá-la com a aparência saudável.

Eu não tenho como explicar o tipos maquiagem de cada estilo aqui sem fazer um livro, porque existem muitas variações e tendências de maquiagem também evoluem em meses e até dias, mas posso recomendar um bom lugar para aprender novos truques e evoluir sua técnica na maquiagem, o bom e velho Youtube.

Existem milhões de tutoriais não só de maquiagem, mas também cabelos e milhões de outras coisas (inclusive como decorar celulares, unhas, etc). Ninguém nasce sabendo e também não exigimos que você saiba mil técnicas quando está começando, mas é importante sempre se aperfeiçoar e aprender, seja com vídeos, amigos, parentes, etc etc, aí com o tempo fica cada vez mais fácil fazer sua própria maquiagem e criar seus próprios looks. Muitas das revistas que citei anteriormente também tem alguma seção para dicas de maquiagem:

.

A maquiagem tem peso forte para compor alguns visuais como Manba e Cyber Kei por exemplo.

Cabelos

.
As dicas de maquiagem valem para cabelos também, mas para achar referências de corte é mais fácil em revistas, algumas são inclusive especializadas só em cortes e penteados. Como já havia dito antes, não é preciso ficar preso totalmente aos moldes de uma revista, ela apenas serve de orientação para conseguir fazer algo que combine com o visual do seu estilo.

.
Exemplos de visuais em que um bom corte e penteado compõe pelo menos 30% do look: HimeGyaru Kei, Cyber Kei, Visual Kei.

Tutoriais no Youtube também ajudam, exemplos:

Essas são as principais características de como montar o seu look Harajuku ou inspirado nele. É claro que cada estilo tem sua peculiaridade e alguns aspectos que devem ser dados mais importância do que outros, mas em termos gerais, é mais ou menos esse o espírito. Estaremos sempre tentando voltar nesse tema com posts mais específicos e sugestões de como tornar a moda japonesa mais acessível ao seu dia-a-dia.

Espero que tenham gostado do post porque fiz com muito cuidado e carinho. Qualquer dúvida, sugestões ou correções por favor mandem por aqui. ♥

About the author

Cláudia Cláudia | Formada em Fotografia e Design, suas paixões são moda, fotografia, cultura de rua, curiosidades divertidas e diferentes. Sempre cética a padrões preestabelecidos e aberta às novas ideias do mundo.

14 thoughts on “Como montar seu look Harajuku?

  1. parabens.. !
    praa todas vcs , ganharam uma leitora fiel !
    suas dicas me ajudaram muiito Cláudia !
    agora vou poder montar meu próprio stilo !
    realmente não é fácil montar um visual assim ..
    pq ”quase ”correção nunca estou com dinheiro !! e tbm akii em belo horizonte é muiito dificil achar lojas q vendam roupas e acessórios nesse estilo !!
    então o jeito é eu mesma fazer as minhas roupas née ! rsrs..
    muiitoo obrigada !!

    obs : MELHOR BLOG Q EU JÁ LII !!!
    parabens + 1 =D

  2. Thank you Clau!! Muito obrigada mesmo por dar essas dicas!! Eu tento fazer o penteado do Visual ou do Oshare kei em mim, mas não consigo, meu cabelo é enrolado que só… Mas muito obrigada! Você é demais!! Obrigada mesmo Cláudia!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *